Disfunções Sexuais
disfunção sexual feminina, dor pélvica, dor crônica, fisioterapia pélvica em guarulhos, fisioterapia pélvica guarulhos, fisio pélvica, fisio pélvica em guarulhos, sexo, sexual, prazer, prazer feminino, masturbação, penetração, lgbtqia+, gays, lésbicas, saúde sexual, saúde da mulher, anorgasmia, vaginismo, vulvodinia, dispareunia, adenomiose, endometriose

A Disfunção Sexual Feminina é definida como a situação em que o indivíduo não consiga concretizar uma relação sexual ou que seja insatisfatória para si e/ou para o seu companheiro. Sua caracterização se dá pela alteração no desejo sexual, aversão, transtornos da excitação e orgasmo, dispareunia e vaginismo. A disfunção sexual é prevalente entre as mulheres ocasionando impacto na qualidade de vida. De modo que vale destacar o papel da fisioterapia urogenital no alívio das dores e preparo do assoalho pélvico.

 

A disfunção sexual na mulher pode influenciar sua saúde física e mental.

 

Os principais objetivos da fisioterapia nesta área são: a sensibilização e propriocepção dos músculos, a conscientização da contração e relaxamento muscular, normalizar o tônus muscular, aumentar a elasticidade na abertura vaginal, dessensibilizar áreas dolorosas, e diminuir o medo na penetração vaginal. Os principais recursos adotados são: o uso de cones vaginais, eletroterapia, termoterapia, cinesioterapia e massagem perineal.